Solidariedade
Solidariedade
Solidariedade

Histórico.

A Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Social – ASDS nasce em 2006 pela iniciativa de um grupo de cidadãos conscientes das limitações da proteção social em Portugal, comparada com o norte da Europa.

Para além de uma base universal financiada pelas contribuições obrigatórias, as soluções de proteção complementar eram essencialmente propostas por prestadores comerciais, ficando assim reservadas a uma população com elevado poder de compra.

Devido à ausência de respostas alternativas, não lucrativas, pela economia social, não estavam criadas as condições para uma competição saudável na oferta de proteção social adicional voluntária.

Por isso, a missão principal da ASDS relaciona-se com o interesse em implementar em Portugal soluções inspiradas do mutualismo segurador europeu, capazes de trazer uma resposta de “terceira via”, assente na iniciativa e na solidariedade dos cidadãos, para uma proteção social complementar mais digna.

Foi por essa razão que a ASDS auxiliou a MGEN, primeira seguradora mutualista de saúde em França, a alargar a sua atividade a Portugal.

A ASDS continua agora a trilhar este caminho, desenvolvendo novas parcerias seguradoras assentes na mesma orientação.

É também por isso que a ASDS está empenhada em apoiar as iniciativas da sociedade civil que sejam inovadoras em matéria de solidariedade, inclusão, capacitação para a cidadania, em parceria com instituições relevantes da economia social portuguesa.

Fins Estatuários.

A Associação tem como propósito, sem finalidade lucrativa, dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos mediante a concessão de bens e a prestação de serviços, visando a melhoria das condições de vida das pessoas com rendimentos moderados e modestos.

Objecto Social.

  • O apoio a crianças, a jovens, à família, à integração social e comunitária, aos cidadãos na velhice e invalidez

  • A promoção e protecção da saúde

  • A educação e formação profissional dos cidadãos

  • A resolução dos problemas habitacionais das populações

  • A promoção do espírito e práticas de auxílio mútuo, favorecendo o acesso de pessoas com rendimentos moderados e modestos a benefícios de protecção social e modalidades de prestação de serviços compatíveis com os seus meios económicos

  • A organização e gestão de equipamentos e serviços de apoio social, obras sociais e actividades que visem o desenvolvimento moral, intelectual, cultural e físico dos associados e suas famílias

Ver Estatutos
Ver Orgãos Sociais
Ver Regulamento de Cotas
Ver Relatório e Contas 2021
Ver Relatório e Contas 2022
Ver Relatório e Contas 2023

A União faz a força.

A Nova Solidariedade, junte-se a esta causa.

Aderir agora